Rádio Germinal

RÁDIO GERMINAL, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. Para iniciar clique em seta e para pausar clique em quadrado. Para acessar a Rádio Germinal, clique aqui.

sábado, 22 de julho de 2017

Salvem o Macaco Loco - Oportunismo e Opressão em As Meninas Superpoderosas



"SALVEM O MACACO LOCO"

Oportunismo e Opressão em "As Meninas Superpoderosas".

O desenho animado “Salvem o Macaco Loco”, das Meninas Superpoderosas, mostra a questão do uso oportunista do discurso da opressão. O oportunismo não significa mero senso de oportunidade e sim uma prática de usar certas oportunidades (circunstâncias favoráveis) para obter vantagens pessoais. A existência, real ou imaginária, de várias formas de opressão, permite o uso oportunista de uma questão coletiva para benefício pessoal. Assim, muitos indivíduos, quando são prejudicados ou contrariados, usam o discurso da opressão grupal visando vantagem pessoal. Em “Salvem Macaco Loco”, As Meninas Superpoderosas enfrentam um vilão que usa a questão da opressão sob forma oportunista, buscando, assim, vantagens pessoais, que, no caso, é cometer crime sem punição. Este desenho animado contribui para a percepção de que muitos indivíduos pertencentes a grupos oprimidos reproduzem a mentalidade burguesa, valores dominantes, competição social, elementos que explicam o discurso oportunista sobre a opressão.

"Salvem o Macaco Loco"
As Meninas Superpoderosas

Comentários baseados no artigo "A crítica social no desenho animado das Meninas Superpoderosas" (http://redelp.net), de Nildo Viana.

Consultem também o artigo Quando Reina o Oportunismo (http://informecritica.blogspot.com.br/2015/12/quando-reina-o-oportunismo.html) no qual o uso do discurso retórico é apresentado no mundo acadêmico.


Veja mais desenhos animados vinculados com a crítica social na nossa playlist: “Desenhos Animados e Crítica Social” (https://www.youtube.com/playlist?list=PLAVWORAqllrieaAk48k83No6PMn3UTsdn) e, no caso de filmes, a playlist “Filmes e Crítica Social” (https://www.youtube.com/playlist?list=PLAVWORAqllriok0PnUIFWK9WYic4ECkYd).

Abaixo o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Acompanham este blog: